Avaliação de história - 9º ano - República da Espada - Organização da República no Brasil

COLÉGIO 
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Aluno(a):
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – 9º ANO - REPÚBLICA DA ESPADA

1 – Explique o que foi a política do Encilhamento.

R: Encilhamento foi o nome da crise gerado pela política econômica do Ministro da Fazenda Rui Barbosa que tinha por objetivo o incentivo à industrialização e por isso liberou  créditos bancários garantidos pelas emissões de moeda destinadas ao financiamento de projetos industriais. Essa política fracassou pois especuladores, importadores e investidores estrangeiros por meio de empresas-fantasmas inundaram o mercado financeiro com ações sem lastro de capital.


2 – Leia o texto a seguir: “O povo assistiu bestializado à proclamação da República, segundo Aristides Lobo; não havia povo no Brasil, segundo observadores estrangeiros, inclusive os bem informados como Louis Couty; o povo fluminense não existia, afirmava Raul Pompéia. Visão preconceituosa de membros da elite, embora progressistas? Etnocentria de franceses? Mais do que isto. A liderança radical do movimento operário também não parava de se queixar da apatia dos trabalhadores, de sua falta de espírito de luta, de sua tendência para a carnavalização das demonstrações operárias, especialmente nas celebrações de 1.° de maio. Quando se tratava do próprio carnaval, os anarquistas não hesitavam em usar a expressão forte de Aristides Lobo: a festa revelava, do lado dos participantes, ignorantes e imbecis, do lado dos assistentes, uma turba de bestializados; nos dois casos, um povo incapaz de pensar e de sentir” (José Murilo de Carvalho - Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. 2001).

De acordo com o texto e os seus conhecimentos, é CORRETO afirmar:
a) para o povo da época “dava azar” participar da política.
b) dos populares na época ninguém sabia o que significava a República.
c) a Proclamação da República no Brasil não contou com a participação popular.
d) a participação popular na Proclamação da República foi garantida pelo “almirante negro” João Cândido.
e) a proclamação da República no Brasil foi uma revolução popular.

3 – Leia o texto:  “Contra as rebeliões armadas, Floriano agiu energicamente, graças ao apoio do Exército e do PRP (Parti­do Republicano Paulista), o que lhe valeu a alcunha de __________________________. Retomando o controle da situação ao reprimir as revoltas, Floriano aplainou o caminho para a ascensão dos civis.
Assinale abaixo o termo que completa o texto:
a) O Pacificador.
b) Magnífico.
c) Marechal valente.
d) Marechal de ferro.
e) O demolidor.

4– Leia o texto:  ““Art 1º - A Nação brasileira adota como forma de Governo, sob o regime representativo, a República Federativa, proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas Províncias, em Estados Unidos do Brasil”, assim começa a primeira Constituição republicana do Brasil, promulgada em 24 de fevereiro de 1891”  (disponível em https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2015/02/historia-i-dia-24-fevereiro-1891-promulgada-primeira)
Sobre a Constituição brasileira de 1891 é INCORRETO afirmar:
a) dividiu os poderes em legislativo, executivo e judiciário.
b) tornou o voto aberto.
c) estabeleceu o direito de votar apenas para os homens maiores de idade e alfabetizados
d) proibiu o voto de ex-escravos
e) adotou o regime de governo presidencialista

5 – Durante o governo provisório de Deodoro este presidente tinha alguns desafios e objetivos para com o Brasil. Cite 3 desses desafios ou objetivos.

 R: objetivos do governo Deodoro da Fonseca eram o de reorganizar o poder e estabelcer uma nova Constituição, a estrutura governamental como as da economia  e estabelecer a ordem no país.


6 – Explique porque a primeira fase da República no Brasil é chamada de República da Espada

R:  República da Espada é o nome que se dá ao período inicial da República no Brasil. Ganhou este nome, pois o Brasil foi governado por dois militares neste período: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto


7 – Assinale no mapa com o nº 1 os estados envolvidos diretamente na Revolução Federalista e com o nº 2 os estados envolvidos na Revolta da Armada (1893)



      8 – Leia o trecho  da música  Querência Amada do Teixeirinha:


Sou da geração mais nova
Poeta bem macho e guapo
Nas minhas veias escorre
O sangue herói de farrapo

Deus é gaúcho
De espora e mango
Foi maragato ou foi chimango
Querência amada
Meu céu de anil
Este Rio Grande gigante
Mais uma estrela brilhante
Na bandeira do Brasil

De acordo com a música é CORRETO afirmar:

a) a música não menciona personagens e fatos históricos.
b) a música menciona personagens e fatos históricos que se referem à Revolução Federalista
c) a música menciona personagens e fatos históricos que se referem à Revolta da Chibata.
d a música afirma que o Rio Grande do Sul não pertence ao Brasil.
e) a música menciona personagens e fatos históricos que se referem à Revolta da Armada.








9 – Escreva o nome do Poder da República conforme suas atribuições e cite pelo menos dois membros de cada poder:


Coluna da esquerda: Executivo - prefeito, governdador, presidente

    Colunda do meio: Legislativo - Senador, Deputado, Vereador

    Coluna da direita: Judiciário - Juízes, Ministros do STF

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