Avaliação de História - 9º ano - Guerras e revoltas da Primeira República

COLÉGIO:                                                                                                                             DATA:
Aluno(a):
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – 9º ANO

1 – Leia o texto: "(O movimento) não se rendeu... resistiu até o esmagamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5 ao entardecer, quando caíram seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, à frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados."
A chacina empreendida pelo Exército em 1897, e com a qual o leitor de "Os Sertões", de Euclides da Cunha, entra em contato, se refere:
a) À Guerra do Contestado.
b) À Guerra de Canudos.
c) À Revolução Federalista.
d) À Revolta da Vacina.
e) À Revolta da Chibata.


2 – O governo Rodrigues Alves (1902-1906) foi responsável pelos processos de modernização e urbanização da Capital Federal - Rio de Janeiro. Coube ao prefeito Pereira Passos a urbanização da cidade e ao Dr. Oswaldo Cruz o saneamento, visando a combater principalmente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Essa política de urbanização e saneamento público, apesar de necessária e modernizante, encontrou forte oposição junto à população pobre da cidade e à opinião pública porque:
a) mudava o perfil da cidade e acabava com os altos índices de mortalidade infantil entre a população pobre.
b) transformava o centro da cidade em área exclusivamente comercial e financeira e acabava com os infectos quiosques.
c) desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação anti-variólica.
d) provocava o surgimento de novos bairros que receberiam, desde o início, energia elétrica e saneamento básico.
e) implantava uma política habitacional e de saúde para as novas áreas de expansão urbana, em harmonia com o programa de ampliação dos transportes coletivos.


3 – Sobre a Revolta da Chibata (1910) assinale a alternativa correta.
a) Movimento revoltoso desenvolvido entre facções políticas rivais encontradas no governo do Rio Grande do Sul, que acabou alcançando também os Estados de Santa Catarina e Paraná.
b) Ficou assim conhecido o movimento de rebelião promovido por marinheiros contra o governo do marechal Floriano Peixoto.
c) Ficou assim conhecido o protesto de marinheiros dos couraçados Minas Gerais e São Paulo. Eles protestavam sobre a sua dura rotina de trabalho, baixos salários e castigos físicos a que eram submetidos os membros de baixa patente sempre vez que não cumpriam uma ordem estabelecida.
d) Conhecida como uma das primeiras manifestações do movimento tenentista, foi uma das mais significativas demonstrações de crise da hegemonia oligárquica na República Velha.
e) Revolta em que negros e índios se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder no Pará (Brasil). Entre as causas da revolta encontra-se a extrema pobreza das populações.

4 – A mesma realidade que produziu Canudos gerou também o Cangaço, na medida em que:
a) o catolicismo rústico não fazia parte do cotidiano destes movimentos sociais.
b) ambos foram uma forma de denúncia contra a seca, miséria e arbitrariedade dos coronéis.
c) a solução dada pelo governo, tanto em Canudos como no Cangaço, foi integrar pacificamente o sertanejo à civilização.
d) o banditismo social era fortemente repudiado pela população local camponesa, que apoiava ações violentas do Estado.
e) os dois episódios foram organizados por líderes monarquistas que pretendiam derrubar a república.
5 – A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916 na fronteira do Paraná com Santa Catarina. Sobre esse fato cite pelo menos TRÊS causas que contribuíram para que essa guerra ocorresse.




6 – Uma das maiores e mais sangrentas revoltas camponesas da História da Humanidade aconteceu em Santa Catarina. A Guerra do Contestado mobilizou dois terços do Exército Brasileiro de então, milícias estaduais e forças paramilitares. Foi o grande teste do exército moderno: Pela primeira vez na América Latina, utilizaram-se aviões com fins militares, bombas de fragmentação e aprimoradas técnicas de contra insurgência. (Disponível em: http://contestadoaguerradesconhecida.blogspot.com.br/. Adaptado. Acesso em: 18/10/2017)
Sobre a Guerra do Contestado, é CORRETO afirmar:

a) A Guerra do Contestado teve certos aspectos em comum com a Revolução Farroupilha, que ocorrera na Bahia alguns anos antes.
b) A principal motivação para o conflito estava, sobretudo, centrada em problemas sociais, decorrentes, principalmente, da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população em uma área onde não havia presença do poder público.
c) O conflito no oeste catarinense ocorreu entre 1912 e 1916, no mesmo momento em que acontecia a II Guerra Mundial.
d) A Guerra do Contestado demonstrou que, para o governo, os anseios da população mais pobre ficavam acima dos interesses das grandes empresas e proprietários rurais.
e) Na Guerra do Contestado, o grande líder dos sertanejos foi Antônio Maciel, vulgarmente conhecido como Antônio Conselheiro.

7 – O projeto modernizante da República Velha também é o projeto das Oligarquias regionais. A República se consolida negando os direitos sociais à sua gente mais carente. Diante dessa afirmação explique como podemos perceber essa ausência de direitos no Brasil daquela época.



8 – Explique como era o contrato para a construção da linha férrea SP-RS no trecho entre o Paraná e Santa Catarina e como essa empreitada desestabilizou a região.



9 – Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas:
(    ) O nome verdadeiro de José Maria era Miguel Lucena de Boaventura.
(    ) O primeiro conflito do Contestado foi em taquarussu em 22 de setembro de 1913.
(    ) O capitão Ricardo Kirk sofreu acidente aéreo na Região de General Carneiro durante a Guerra do COntestado.
(    ) A Lumber tinha sua sede principal na cidade de Curitibanos.
(    ) Dois monges anteriores à José Maria foram João Maria D’Agostini e João Maria de Jesus, nome adotado por Anastás Marcaf.
(    ) quem liderou o primeiro ataque contra os sertanejos no Contestado foi o Cel. João Gualberto
(    ) O capitão Matos Costa foi emboscado na região de São João dos Pobres.
(    ) a empresa que construiu a linha férrea na região do Contestado foi Brazil Railway.
(    ) Atualmente não se pode notar influência alguma da guerra do Contestado na região onde ela ocorreu.

(    ) A região do Contestado também foi requerida pela Argentina anos antes da Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário