Pégaso (Pegasus) - Tatuagens e seus significados


O cavalo continua a ser um dos mais populares desenhos de tatuagem animal e, entre os animais míticos o cavalo alado Pégaso destaca-se como um favorito. Para algumas pessoas não basta a beleza, a graça e a velocidade do cavalo comum. Deve-se então adicionar asas, magia e histórias mitológicas seculares, todas convergidas na tatuagem de Pégaso, o cavalo alado da mitologia grega. 

Placa de bronze retratando Pégaso, encontrada no Irã.

O nascimento deste cavalo alado mítico está associado ao herói grego, Perseu, filho de Zeus, ele matou a temerosa Medusa com sua espada mágica e do sangue jorrando de seu pescoço surgiu o Pégaso, selvagem e magnífico. Poseidon (Netuno), o deus do Oceano, era o pai de Pégaso.


 Foi Pégaso que ajudou Perseu a resgatar a Princesa Andrômeda, quando ela foi acorrentada a uma rocha guarnecida por um dragão. O Herói e a princesa se casaram e junto com Pégaso se tornaram uma constelação de estrelas cintilantes no céu. 

Constelação de Pégaso.

Não é de estranhar que outros heróis cobiçaram o voo intrépido de Pégaso, mas, para a captura de uma criatura tão maravilhosa era necessário  intervenção divina. Quando Belerofonte, outro filho de Poseidon, implorou aos deuses para ajudarem a domar Pégaso, foi a deusa grega Atena que forneceu a Belerofonte o freio de ouro, necessário para essa empreitada. Algumas história contam que Pégaso estava bebendo em um poço quando foi capturado, enquanto outras dizem que foi Atena que domou Pégaso e o trouxe a Belerofonte.

Pégaso e Belerofonte.

Pégaso, em seguida, ajudou Belerofonte na missão de livrar o país da ameaça das Quimeras. Com essa missão cumprida, Pégaso foi levado para o céu por seu herói agradecido, mas um moscardo enfureceu Pégaso e ele jogou o piloto de volta a Terra. Diz-se que a mosca era um trabalho sujo de Zeus, já que ele não favorecia Belerofonte. Pégaso continuou seu voo para o céu sem cavaleiro, e foi recebido por Zeus para o reino dos deuses para se tornar seu corcel divino. Como o animal que entregou os raios de Zeus, Pégaso pode ser visto trovejando sem medo através dos céus.


Pégaso também está ligado com as musas e histórias que descrevem a criação de uma nascente no Monte Hélicon. Quando Pégaso bateu no chão com o casco, a água brotou da rocha, e o lugar se tornou o recanto inspirador das Musas.


Como um símbolo de tatuagem, Pégaso representa muito da simbologia do cavalo, lealdade, força, resistência e velocidade, mas há dimensões normalmente associadas com asas e Aves, Liberdade, espírito altivo. Pégaso é o símbolo da ligação entre o divino e o mortal, uma ponte entre o sagrado e profano.


Fontes: http://stars.astro.illinois.edu/sow/caspeg-t.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bellerophon_und_Pegasus_Relief_MK1888.png
http://en.wikipedia.org/wiki/Pegasus
http://www.vanishingtattoo.com/tattoos_designs_symbols_pegasus.htm

Um comentário:

Unknown disse...

pode também ser o símbolo da imortalidade

Postar um comentário