Escaravelho - Tatuagens e seus significados

J.B.S. Haldane, biólogo evolucionista, foi um acadêmico destacado no campo da genética evolutiva e das fórmulas matemáticas inerentes às mutações genéticas através de várias gerações. Quando um clérigo perguntou a Haldane que poderia ser dito sobre a mente e as obras do Criador, Haldane respondeu com a famosa frase: "Ele parece ter um gosto excessivo por besouros". 


Mais de quarenta por cento de todas as espécies de insetos descritas são besouros, cerca de 350.000 espécies. As estimativas indicam que o número total de espécies entre descritas e não-descritas, varia dos 5 a 8 milhões. O número de espécies de besouros é seis vezes mais do que o número de todas as espécies de vertebrados juntos.
Sendo esse o caso, você pensaria que haveria um grande número de desenhos de tatuagem de besouros e outros insetos! E eis que há muitos. O mais popular desenho para tatuagem é a borboleta. Nenhum projeto do tattoo sequer chega perto. É a primeira escolha das mulheres ao fazer uma tatuagem. Não é o caso do besouro, mas certamente ele também é um inseto. E outros insetos têm sido muito populares em projetos de tatuagem, simbolizando como o fazem os mitos e histórias que remontam aos primórdios do tempo. E nesses mitos, os insetos são muitas vezes os servos ou mensageiros dos deuses, ou deuses e deusas disfarçados.
Outro popular inseto é o escaravelho, ele rola bolas de estrume animal ao longo da terra. Estas bolas são roladas em buracos que os besouros escavam no solo. O besouro deposita suas larvas na bola de esterco que - quando eclodem, os novos insetos se alimentam do esterco. Segundo a mitologia egípcia, o escaravelho ao rolar a bola de esterco no solo se assemelhava ao circuito celestial da auto-renovação. Acreditava-se que um escaravelho sagrado simbolizava ciclo do Sol, carregando um disco solar em suas costas.
Os escaravelhos eram também símbolo de ressurreição. Isso também estava diretamente ligada com o nascer do sol. De fato, desde o escaravelho era espiritualmente ligado com o nascer do sol, tornou-se intimamente associada à divindade egípcia Khepri "deus do Sol nascente". Em todos os aspectos, os escaravelhos e o culto solar egípcio eram inseparáveis.
Durante o tempo dos egípcios, escaravelhos esculpidos em pedra eram usados como amuletos e talismãs mágicos de proteção para auxiliar seu usuário com o poder da "renovação da vida eterna." Escaravelhos também foram utilizados como talismãs e selos reais. O escaravelho alado era usado em ritos funerários egípcios. Quando as tiras de linho cobrindo as múmias eram dobradas, eram colocados também escaravelhos.
Escaravelhos são amuletos de sorte para a proteção e ajuda, um guia de sucesso na vida futura. Eles são geralmente mostrados com asas de falcões, e esses escaravelhos especiais asseguram que um indivíduo seria capaz de persuadir Osíris para deixá-los em vida após a morte. Assim a tatuagem do escaravelho é símbolo de quem acredita na vida póstuma.

Fonte: www.vanishingtattoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário