Evento na UFPR colocou em debate o ensino da filosofia e lançou Carta Manifesto

Entre os dias 8 e 10 de dezembro foi realizado, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, o evento “Ensino de Filosofia em Foco: Diálogos em Construção”. Ao final dos trabalhos, foi aprovado pela plenária do encontro um documento intitulado Carta Manifesto em Defesa do Ensino da Filosofia e da Educação Básica, que conta com uma série de considerações e reivindicações sobre situações problemáticas que afetam a disciplina de Filosofia, os profissionais do magistério e a organização e gestão da política educacional.

Segundo Geraldo Balduíno Horn, coordenador do NESEF e o coletivo do núcleo, a carta manifesto será amplamente divulgada, constituindo-se em marco importante das lutas pela qualidade da educação, sobretudo em sua forma pública, e pela legitimação do espaço da Filosofia no currículo escolar. Ele ainda comemorou o sucesso do evento. “O encontro atingiu plenamente seus objetivos, demonstrando a forte expressão política do coletivo de professores de Filosofia do Paraná, cuja luta em defesa da disciplina e, de modo mais geral, da educação básica pública, iniciou-se nos anos de 1970 e continua recebendo apoios e reunindo profissionais da educação em torno de suas pautas”, contou.

Promovido pelo Núcleo de Estudos Sobre o Ensino da Filosofia / Educação Filosófica (NESEF), ligado à UFPR e pela APP- Sindicato, o evento marcou o XIV Encontro do NESEF sobre o ensino de Filosofia e o V Coletivo de Professores de Filosofia do Paraná. Com a participação de aproximadamente 100 professores, em sua maioria da rede estadual de educação, o encontro contou com palestras e mesas que discutiram o panorama das políticas e programas para a educação básica no Paraná e no Brasil. Além disso, proporcionaram debates sobre as tendências teóricas, conceituais e metodológicas da educação filosófica.

NESEF - Fundado em 1988, atualmente é coordenado pelo professor Geraldo Balduíno Horn (UFPR). Trata-se de um núcleo interinstitucional, interdepartamental e transdisciplinar, de caráter público, vinculado ao Setor de Educação da UFPR. Sua atuação volta-se, basicamente, a duas atividades fins da Universidade: a pesquisa e a extensão, com ênfase em estudos e atividades relacionadas ao ensino da filosofia e a avaliação de programas, propostas curriculares, material didático de filosofia na educação básica.

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