Thomas Hobbes - O leviatã

Compre este livro
"E a vida do homem, solitária, pobre, sórdida, brutal e curta".
(O leviatã - Hobbes)

Nessa minha visão pessimista de mundo dos últimos dias me deparei com Hobbes e com sua obra "O leviatã", não, não é um livro sobre a serpente gigante que se refere à Bíblia no livro do Jó ou de Isaías.

O Leviatã é um livro sobre homens e como eles vivem em sociedade, partindo do pressuposto que no estado natural todo homem é egoísta e tenta satisfazer os seus caprichos competindo com os demais e, para que essa situação se reverta é necessário estabelecer entre os homens um contrato social e para obrigá-los a cumprir esse contrato e necessário entregar o poder de fazer cumprir a outrem, lhe designando um poder maior, esse soberano se figura com o Estado, O Leviatã.

Não que eu acredite que todos os homens sejam egoístas, mas tem muita gente que cumpre com as suas obrigações sociais somente porque é obrigada pelo Estado, punida quando não cumpre e banida e marginalizada quando é reincidente.

Hobbes publicou O Leviatã no século XVII, mas lendo a obra essa me pareceu tão atual, será que minhas teorias políticas são pobres? Ou Hobbes tinha mesmo razão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário