O que é a felicidade

Acredito que não existe termo mais corriqueiro do que "felicidade", todo mundo diz que está em busca da felicidade e quando vamos desejar algo de bom para alguém, sempre incluímos a tal felicidade no pacote.

Pouca gente pensa realmente no que é a tal felicidade ou ao que nos referimos quando pronunciamos esse termo. A felicidade não é algo que temos no mundo material, tratasse de um conceito puramente metafísico, não vemos porções de felicidade andando por aí e nem compramos ela nas esquinas de mundo, simplesmente porque nesse mundo material ela não existe.

Diante da afirmação acima, vocês podem pensar que estou louco. Como assim a felicidade não existe? Sim, ela não existe, o que existe é uma ideia de felicidade e essa ideia é a que o ser humano persegue desde que se descobriu como ser consciente.

A falta de um correspondente para a felicidade faz com que nós associemos à ela toda as coisas materiais que parece nos trazer satisfação: dinheiro, comida , paixões, festas, família, viagens e milhares de outras coisas que comumente associamos a ideia de felicidade.

Tais associações com o tempo se tornam vazias e um auto-exame mais detalhado de nossas ações mostra que associamos a felicidade a coisas que não fazem parte dela e que nos trazem um bem estar passageiro e a nossa busca é por algo que se mantenha constante.

Nesse sentido cometemos dois erros comuns, o primeiro é de negligenciar o fato de que o homem não é um ser constante e por isso sua projeção de felicidade também não é. Já o segundo erro não é tão claramente percebido, temos para nós que a felicidade algo palpável que podemos possuir, se a felicidade é um bem em si mesma ela não pertence a alguém em específico, nem mesmo podemos ser felizes sozinhos pois a nossa projeção da idéia de felicidade sempre é uma relação de comparação com o outro.

Em síntese podemos dizer que somente somos felizes a medida que fazemos outras pessoas felizes. A felicidade é um bem que só podemos desfrutar quando partilhamos algo de bom com alguém, não a felicidade sem o outro.

2 comentários:

Júlio César disse...

Parabéns Célio pelo assunto postado...li algo parecido no blog do Valdecy...com certeza a felicidade está dentro da gente...não tem como adquirir felicidade procurando no mundo fisico é na verdade espiritual. AT+...visite o blog do servidor publico Joinville e dê sua sugestão.

Célio Roberto Pereira disse...

Com certeza visitarei o blog sim. Realmente vi o post no blog do Valdecy, muita coisa interessante encontrei lá, estou muito feliz, pois nesses últimos dias tenho encontrado blogues de relevância cultural e o contato que mantive com eles foram sempre positivos.

Postar um comentário