Tudo que é sólido desmancha no ar

Hoje eu tenho que confessar a vocês uma coisa, a minha relação com a filosofia anda meio conturbada, a especulação tem me tirado do sério, para respirar voltei a namorar a História e ando dando uns amassos na sociologia, o resultado disso foi uma busca nostálgica pela pesquisa de campo da sociologia e o posicionamento crítico da nova história. Ah! Como isso estava me fazendo falta. Foi o livro do Marshall Berman que dá título a este meu post que fez a coisa derrocar de vez, fazendo com que mais uma vez eu me voltasse para a história e mesmo as minhas mais sólidas convicções quanto à filosofia se desmancharam no ar, que falta me faz a prática, o debate, os conceitos, a teoria pesada, a densidade das leituras.

Decididamente eu tenho que passar um tempo maior na História, não estou pronto para a Ontologia, pois ainda não organizei meus pensamentos no que diz respeito ao social. A minha intenção é mais humilde e não tenho a pretensão de entender "a coisa em si" ou se a verdade existe, ficarei muito feliz em compreender a modernidade ou processos de longa duração.

A História que me aguarde pois estou voltando para casa com novidades aqui no blog também.

2 comentários:

Aline Carla disse...

Gostei muito do seu blog e achei a imagem de um pé fantástica para falar de outra história.
Tenho um blog e gostaria que você o conhecesse
http://www.tribarte.blogspot.com/
sou sua mais nova seguidora. Um grande abraço! E desta vez espero que ele não seja sólido, para não desmanchar-se no ar.
Até breve!!!

Célio Roberto Pereira disse...

Olá Aline, que bom que você gostou do espaço, espero que sempre retorne e, com certeza visitarei seu blog, com tempo para poder comentar e lhe seguir.

Postar um comentário