Até quando vamos continuar mentindo para as nossas crianças?

Que a gente queira enganar a nós mesmos, não vejo problema algum, porém considero a maior injustiça e covardia mentir para as próximas gerações, pregar valores que nós mesmos não praticamos, o mundo está uma verdadeira bomba relógio e ninguém tem a coragem de fazer uma política voltada para a educação nesse sentido, o mito do progresso ainda permeia nosso sistema educacional.

Todos os dias entramos na escola e ensinamos aos seus filhos que o mundo pode ser melhor, há um nó na garganta de cada professor conscientizado da situação por esse mundo afora. O que será nos impede de gritar?

9 comentários:

Felipe Pascucci disse...

O sistema educacional é simplesmente um processo preparatório sistemático pra adentrar às universidades - ou seja, mercado de trabalho.
Os próprios professores são escravos limitados a esse sistema.

Belo blog!

Christian Paz disse...

Belo texto !

Danilo Anjos disse...

creio que as coisas vão mudar quando se boicotar esse sistema capitalista em que vivemos. eu me lembro do apartheid na africa do sul, as pessoas faziam as revoltas mais pacíficas e brutais (pra os controladores do sistema), as pessoas simplesmente paravam de comprar! iam trabalhar todos os dias mas não gastavam em nada, não sei como faziam pra comida mas sei que davam um jeito. o dia que se perceber que não se precisa de dinheiro PRA NADA, esse velho sistema qubra. oq que se precisa é de vontade. a tecnologia existe assim como as ferramentas para extração processamento de toda a materia prima, sem estragar a natureza!, pra criação de casas pra todos no mundo, pra cultivar alimentos DE SOBRA pra todos tb. dinheiro hj nem chega a ser só papel mais, ele virou um dado, um codigo binario. que só tem valor se vc acredita nele. ja passou da hora de se perceber que acreditar que dinheiro vale algo e existe, só traz guerras, fome, desespero, ganancia. assistir zeitgeist the movie e zeitgeist addendum me fizeram enxergar que grande MERDA que a humanidade se tornou, a visão de Jacque Fresco, creio eu, seja uma ótima forma de se viver, procure no youtube "Larry King Interview 1974 Legendado PT 1", são 5 partes legendadas. é perigoso hj ter uma iniciativa real contra o "sistema" estabelecido pelas corporações. sei la, mas acho que esse sistema vai ruir por causa dele mesmo, chega a um ponto extremo em que a população percebe qual é a solução pros problemas, acho que a palavra é epifania, um momento de esclarecimento que se percebe o fundo do poço e se tomas atidudes extremas pra total solução dos problemas. espero estar vivo pra ver esse dia chegar

Landis disse...

Sem dúvidas nosso sistema de ensino é um sistema ultrapassado. Um exemplo simples é a forma como a maioria das salas de aula dispões os alunos: em filas paralelas e voltados ao professor, numa situação completa de submissão. Formando pessoas sempre escravas do sistema, onde a maioria não consegue formar um censo crítico próprio. Essa é a realidade.

Kaio disse...

Excelente post! Estou rouco de tanto dizer isso para as pessoas, mas parece que elas perderam a capacidade de se revoltarem. Um bom exemplo é dizerem por aí que as escolas de nosso país formam cidadãos sendo que nem sequer ensinam as regras de convivências em sociedade, direitos e deveres, presentes em nossa Constituição Federal. Não existe argumento lógico que explique o fato de se inserir alguem em uma sociedade sem lhe explicar as regras de funcionamento da mesma. Na verdade existe sim um argumento: Dar-nos pseudo conhecimentos para nos manterem cativos.

Debora Cristina disse...

Concordo,sendo pessimistas é uma otima maneira do mundo melhorar.
parabéns pelo post!

sergio disse...

Cara é incrivel com as pessoas gostam de se revoltar...

- a eu vo me revoltar ...
- a eu vo boicotar o sitema capitalista
- a os politicos roubam e enganam e num sei o que num sei o que...

para de reclama e começa a fazer alguma coisa. para de achar que o bem da sociedade depende dos outros. faz você a sua parte ...

garanto que dai vcs num vaum ter mais tempo pra reclamar.

uma otima maneira de melhor o mundo é mudando a si mesmo torne a sua vida algo util que vc ja tera feito muita coisa

quanto a reclamar nunca vi um reclamão mudar porra nenhuma, pessoas que só reclamam não passam de umas acomodadas, contribuem para o mundo ruim que elas pragejam.

pense nisso!

Conrado disse...

Você sugere "adultizar as crianças para que elas virem adultos problemátios?
Choque de realidade antes da hora tem o potencial de destruir uma cabeçinha...

Tente nos seus filhos e verá...

Célio Roberto Pereira disse...

A nossa capacidade de nos revoltar e denunciar faz parte da contradição inerente à realidade, não há percepção do real quando somos acomodados, a realidade é movimento e sua mudança depende não só de uma ação isolada e inconsciente, reclamão ou não o meu post cumpriu o seu papel: incomodar, não digo que minha visão de mundo esteja certa, se afirmasse isso seria uma incoerência sem igual, no entanto, a sociedade é feita de muitas realidades e eu participo de uma delas, na minha as coisas nunca foram dadas e nem sempre as oportunidades se abriram para os colegas que ficaram para trás, mesmo tendo eles se esforçado muito.

Aos que não compreenderam o que quis dizer com meu pequeno texto, sugiro duas opções: a primeira é se conformar e entender que não pertenço à mesma realidade social; a segunda, é ler Marx e Hegel para ver se entendem o princípio da contradição e a Dialética, também sugiro aos que optaram por esse caminho a lerem Bourdieu e ver se compreendem que a escola mascarada não leva a lugar nenhum. É preciso conscientizar, não é necessário tratar nenhuma criança como um adulto em miniatura como Ariès afirma que os medievais faziam, no entanto coloca-la em um mundo de faz de conta até que ela complete 18 anos, creio não ser a melhor saída.

Postar um comentário