5 Filósofos e suas obras censuradas pela Igreja Católica no Index Librorum Prohibitorum

A forma mais eficiente de controlar uma sociedade é negar a ela o acesso ao conhecimento e as produções críticas e reflexivas. A Igreja Católica por muito tempo utilizou desse artifício, estabelecendo uma lista de livros proibidos conhecida como Index Librorum Prohibitorum, o leitor de um livro constante nessa lista poderia acabar na fogueira.

A lista de livros proibidos foi aprovada no V Concílio Ecumênico Lateranense, em 1515, depois confirmada pelo Concílio de Trento em 1546. A primeira edição do Index Librorum Prohibitorum, datado de 1557 foi publicada pelo Papa Paulo IV. A 32ª edição, publicada em 1948, incluiu 4.000 títulos. O índice foi suprimido em 1966.

Autores famosos como Victor Hugo e Rebelais se encontravam-se nessa lista, grande parte dela dedicada aos filósofos. Trago aqui cinco grandes pensadores a algumas de suas obras censuradas.

Clique na imagem dos livros para ler as obras, quando disponíveis.

David Hume
Nasceu em Edimburgo a 7 de Maio de 1711 e morreu na mesma cidade no dia 25 de Agosto de 1776.

Investigação acerca do entendimento humano


Benedict Spinoza
Spinoza nasceu em uma família judia a 24 de novembro de 1632, em Amsterdã, Holanda, no mesmo ano do nascimento de Locke-1632-1704, e veio a falecer em Haia, em 1677.

Ética


Michel de Montaigne
Michel Eyquem nasceu em dia não sabido no Castelo de Montaigne, de propriedade de seu pai, na Dordonha (França). Faleceu no ano de 1592.

Ensaios


Immanual Kant
Immanuel Kant(22 de abril de 1724 — 12 de fevereiro de 1804) nasceu, estudou, lecionou e morreu em Koenigsberg. Jamais deixou essa grande cidade da Prússia Oriental.

Crítica da Razão Pura


Rene Descartes
René Descartes, filósofo e matemático, nasceu em La Haye, na Touraine, cerca de 300 quilômetros a sudoeste de Paris, em 31 de março de 1596, e veio a falecer em Estocolmo, Suécia, a 11 de fevereiro de 1650, aos 54 anos.

Meditações metafísicas

Fontes e referências

3 comentários:

dote disse...

Muito bom cara.
Primeira vez que visito seu blog e adorei

Célio Roberto Pereira disse...

Que bom que gostou, os comentários ajudam e muito para o crescimento do blog.

Demilson Farias disse...

Olá.
Venho por meio deste convidar-te a participar do 'Top Blog da Semana' do site 'TOP BLOG ws'. PRÊMIO: Espaço de publicidade em um blog de qualidade. Cadastre seu blog e concorra.
http://videosincriveis.ws/topblog

Um grande abraço!

Postar um comentário