O homem no tempo e no espaço

Acredito eu, que todo o homem que sentisse vontade de estudar filosofia, antes disso deveria se enveredar pelos caminhos da física, porque digo isso, pelo simples fato de tratarmos o tempo e o espaço (principalmente o tempo) de uma forma muito reducionista, a nossa concepção quanto a tudo que existe é muito pequena, na ansiedade de concebermos tudo de imediato, pela razão, esquecemos o que a ciência pode nos auxiliar no entendimento humano. Descobri coisas na física em que os cientistas estudavam na década de 70 e 80 sobre o tempo que de nada me parecia real, a ideia de uma concepção totalmente metafísica de tempo me veio à mente, isso porque a minha concepção sobre o tempo era muito reduzida.

Agora talvez entendo o que meu amigo Sérgio quis dizer de a Filosofia ser o último bonde a ser tomado na estação do conhecimento, ao tentarmos uma explicação do todo, nossa visão deve ser a mais aberta o possível.

Um exercício válido para entendermos melhor as concepções de espaço e tempo está na série Cosmos de Carl Sagan, ela nos permite uma visão mais ampla do que e como ocorre nas dimensões que chamamos de espaço e tempo.

Toda a série está no youtube você não vai gastar nada para assistí-la e com certeza terá em suas mãos uma nova concepção de tempo, espaço e existência.

Abaixo trago parte do episódio 8 que fala justamente de tempo, espaço e viagem entre as estrelas. Espetacular!

2 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Ótimo espaço, o seu reina a inteligência e sensibilidade!

Célio Roberto Pereira disse...

Obrigado. Volte sempre para fazer esse espaço cada vez melhor.

Postar um comentário