Terça para pensar - Sêneca

GIORDANO, Luca
The Death of Seneca
1684-85


Pertencente a corrente filosófica estoicista, Lúcio Aneu Sêneca ou simplesmente Sêneca, foi não só um grande filósofo como também um importante literato, influenciou muitas mentes importantes da sua época e seguintes, foi conselheiro e precptor de Nero.


Pregava o controle dos desejos para alcançar o que chamava de Apatia, ao contrário do epicurismo não acreditava que a felicidade estava na fruição de todos os prazeres como nos mostra o fragmento de um de seus textos.

"Mas acontecem muitos sobressaltos tristes, horríveis, duros de se agüentar.

Como não podia afastar-vos deles, armei vossos espíritos contra todos: suportai bravamente. Nisto vós estais à frente de um deus: ele está à margem do sofrimento dos males, vós, acima do sofrimento.

Desprezai a pobreza: ninguém vive tão pobre quanto nasceu. Desprezai a dor: ou ela terá um fim ou vos dará um. Desprezai a morte: a qual vos finda ou vos transfere. Desprezai o destino: não dei a ele nenhuma lança com que ferisse o espírito.

Antes de tudo, tomei precauções para que ninguém vos retivesse contra a vontade; a porta está aberta: se não quiserdes lutar, é lícito fugir. Por isso, de todas as coisas que desejei que fossem inevitáveis para vós, nenhuma fiz mais fácil do que morrer.

Coloquei a vida num declive: basta um empurrãozinho. Prestai um pouco de atenção e vereis como é breve e ligeiro o caminho que leva à liberdade.

[...]

A isso que se chama morrer, esse instante em que a alma se separa do corpo é breve demais para que se possa perceber tão grande velocidade: ou o nó apertou a garganta, ou a água impediu a respiração, ou a dureza do chão arrebentou os que caíram de cabeça, ou a sucção de fogo interrompeu o respirar; seja o que for, voa. Por acaso enrubesceis?

Passa rápido o que temestes tanto tempo!"
(Sêneca - "Sobre a Providência Divina"

Fonte: http://educacao.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário