10 representações famosas da morte

Estou estudando na faculdade como os filósofos no decorrer dos tempos lidaram com a questão da morte, no entanto, melhor expressão do imaginário de uma época talvez não esteja somente na filosofia, mas também na arte, algumas representações da morte foram imortalizadas por alguns pintores, as quais trago aí abaixo.


BOSCH, Hieronymus
Death and the Miser
1490


BALDUNG GRIEN, Hans
The Knight, the Young Girl, and Death
1505


BALDUNG GRIEN, Hans
Eve, the Serpent, and Death
1510-12


BALDUNG GRIEN, Hans
Three Ages of the Woman and the Death
1510


BALDUNG GRIEN, Hans
Death and the Maiden
1518-20


BRUEGEL, Pieter the Elder
The Triumph of Death
1562


COSTA, Lorenzo the Elder
The Triumph of Death
1490


Gustav Klimt
Death and Life
1916


Egon Schiele
The Selt-seers II (Death and Man)
1911


Odilon Redon
The Masque of the Red Death
1883

7 comentários:

Rosana Madjarof disse...

Célio,

Parabéns pelo excelente post.

As pinturas são maravilhosas, mas confesso que não gostaria de ter nenhuma delas na parede da minha sala... kkkkkkkkkkkk

Bjs.

Rosana.

Célio Roberto Pereira disse...

Obrigado e que bom que você gostou. Realmente também acho que não seria agradável essas obras na minha sala também.

Paulo R Gomes disse...

Os quadros de Hieronymus Bosch e Pieter Bruegel, nos remetem a paisagens ditas "infernais" no fabulário popular. Talvez retratem regiões de trevas do mundo espiritual inferior. Muito bom o post, parabéns.

Leonardo Blog disse...

Tem outra representação da morte, essa mais moderna que eu acho muito maneira que é a do famoso escritor de HQ´s e livros Neil Gaiman.

http://palavraguda.files.wordpress.com/2009/10/a-morte-de-sandman.jpg

Ela tem historias como "Morte - O Grande momento da vida" e "Morte - O Preço da vida", que são muito boas e te fazem pensar bastante.

Célio Roberto Pereira disse...

Obrigado. A arte medieval sobre todos os aspectos me facina, retrata a mentalidade de uma época e sua preocupação com o além-túmulo.

Fabiana Alves disse...

Gostei muito do Blog! Muito assunto interessante!
Parabéns!
Abraço.
Fabiana Alves
www.extremamentetenue.blogspot.com

Célio Roberto Pereira disse...

Que bom que gostou do blog, espero que retorne sempre aqui. Bjs

Postar um comentário