Terça para pensar - Aristóteles

  "O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz".

Não podemos negar a importância de Aristóteles na filosofia ocidental, por mais que o pensamento contemporâneo não persiga mais uma "essência", o princípio da não contradição e as categorias formuladas por Aristóteles foram bases para a ciência moderna e ainda continuam a impulsionar reflexões pelo mundo inteiro.


Inestimável é a contribuição que este filósofo deixou quanto à sabedoria, alguns até hoje se perguntam porque devemos realmente conhecer e fazer bom uso do conhecimento, o que isso nós trás?

Aristóteles responde:

"Não é de se estranhar, pois, se a sabedoria não parece útil nem vantajosa, porque não dizemos que ela é útil, mas que é boa, nem é justo desejá-la por causa de outra coisa, mas por si mesma. Nós efetivamente vamos até Olímpia por causa do próprio espetáculo, mesmo se dele não derive nada mais - porque o próprio espetáculo vale mais do que muito dinheiro -, e assistimos às representações dionisíacas não para receber algo dos atores, mas até pagando-os, e preferíamos muitos outros espetáculos em vez de dinheiro. Do mesmo modo, também a especulação acerca do universo deve ser mais estimada do que todas as coisas consideradas úteis"¹


1 - Aristóteles. Protrettico. trad. E. Berti, Esortazione alla filosfia, Nápoles: Il Tripode, 1994.

Livros de Filosofia:

2 comentários:

jotapeh9907 disse...

Dou aulas de Filosofia para alunos do Ensimo medio. A princípio, uma disciplina que muitos odeiam, mas assim que passam a conhecer Aristoteles mudam a concepção sobre essa arte de pensar e passam a adorar a Filososfia
Excelente Pos

Célio Roberto Pereira disse...

Obrigado. Realmente o desconhecimento da filosofia faz com que muitos a tratem com indiferença, mas superado esse desafio, as aulas são um show de questionamentos.

Postar um comentário