Tela da semana - Hermes Trismegistus



Hermes Trismegistus Floor mosaic in the Cathedral of Siena
Hermetismo. Esse termo designa normalmente: a) o esoterismo em geral: b) a alquimia: c) os textos gregos do início de nossa era atribuídos a Hermes Trismegisto (os textos ditos "Hermética"). Empregamos "hermetismo" nesse terceiro sentido (c). que é o sentido estrito. A este correspondem o adjetivo "hermético", que designa o pensamento das Hermética (portanto, aplica-se apenas a textos que datam dos primeiros séculos de nossa era) e o adjetivo "hermetista", que designa todo o conjunto da tradição esotérica colocada sob o signo de Hermes Trismegisto e dessas Hermética (essa tradição é o hermetismo dito neo-alexandrino, que floresceu sobretudo do século XV ao século XVII). Dito isso, não é surpreendente encontrar em outras partes o adjetivo "hermético" empregado também no sentido de "alquímico" e até de "esotérico". É ainda ao terceiro sentido (c) que remete o substantivo inglês "hermetism", enquanto "hermeticism" tem um sentido muito mais extenso (mas muitas vezes utiliza-se um em lugar do outro, daí outras confusões). Propusemos sistematizar no francês a distinção feita em inglês. O substantivo "hermeticismo" não sendo um belo neologismo, sugerimos o emprego de "hermesismo" para designar um corpus de referências que não se limita à tradição hermética e hermetista, mas que inclui a maioria das formas assumidas pelo esoterismo moderno (como alquimia, Qabbalah, rosicrucismo, magia). A atitude "hermesiana" seria comum às várias formas do esoterismo ocidental e remeteria mais geralmente a Hermes, o deus do caduceu, do que apenas a Hermes Trismegisto. Como bem diz Françoise Bonardel, seria hermesiano aquilo que, inspirado pelo Verbo de Hermes, "incita a empreender um ato hermenêutico de compreensão gnóstica".


As leis herméticas
São sete as principais leis herméticas, estas se baseiam nos princípios incluídos no livro "O Caibalion" que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion seria um derivado grego da mesma raiz da palavra Cabala, que em hebraico significa "recepção".


Lei do Mentalismo

"O Todo é Mente; o Universo é mental."

Lei da Correspondência

"O que está em cima é como o que está em baixo. E o que está em baixo é como o que está em cima"

Lei da Vibração

"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".

Lei da Polaridade
 "Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados"

Lei do Ritmo

"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".

Lei do Gênero

"O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação".

Lei de Causa e Efeito

"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei"


Fonte: F. Bonardel. L’hermetisme, Col. "Que sais-je?", 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário