Tatuagens e seus significados - A intimidade das mulheres com as borboletas

 
Uma das escolhas mais populares nos desenhos de tatuagem para as mulheres, são as Borboletas, elas revelam a influência feminina na cultura tattoo. De modo geral, as borboletas nas tatuagens envolvem a maioria esmagadora do sexo feminino. Por causa da vida curta da borboleta, muitos povos antigos a viam como um emblema da mudança. A beleza física e sua peregrinação de flor em flor, ligam as borboletas aos aspectos mundanos da vida e às características superficiais da alma.

Na mitologia grega, Psique foi representada na arte com asas de borboleta. A forma de como a borboleta surge da lagarta tornou-se metáfora clássica da transformação e diversas culturas olharam para a borboleta como um símbolo de transformação e regeneração.

CHAUDET, Antoine-Denis
Cupid Presenting a Rose to a Butterfly

Deusas borboletas emergiram em lugares tão distantes como Creta minóica e México tolteca. Algumas destas divindades foram a personalização do amor e símbolo de beleza, flores, e os espíritos dos mortos. Foram elas também vistas como os protetoras das mulheres que morrem no parto e guerreiros que caíram em batalha. No outro extremo do espectro, uma das divindades Borboleta no México antigo era uma deusa da guerra e do sacrifício humano.

Porém, a borboleta não é Inteiramente do domínio exclusivo do feminino. O imperador romano, Augusto, tomou-a como seu símbolo pessoal, e os sacerdotes Guerreiro dos Povos mexicanos ostentaram a borboleta em suas roupas de batalha.
No Japão, a Borboleta, pronta para voar depois de seu longo período no casulo, é um símbolo popular para meninas jovens pois ela representa a beleza emergente . Da mesma forma, os nativos americanos viam a borboleta como um emblema de orientação e de mudança. Na China, ela é ainda um símbolo popular de felicidade matrimônial e harmonia conjugal.

No período de ouro da Heráldica japonesa, uma borboleta era um símbolo favorito dos japoneses samurais e seus guerreiros.


O mágico, a transformação, os admiradores das borboletas perpetuaram em séculos a sua imagem na mentalidade do homem, muito presente nas tattos ligadas ao feminino.




Fonte: www.vanishingtattoo.com

3 comentários:

Marilucia disse...

Oi, vc me adcionou como amigo no diHiTT e vim te visitar aqui, adorei o blog e esta materia sobre tatuagens d borboletas, eu ms estou pensando em colocar uma, obrigada, me faz uma visita tb

Acessórios com Arte disse...

Adorei a postagem, meu nome significa Borboletas, mas ainda não tinha visto uma descrição assim.. legal!!!

Acessórios com Arte disse...

Adorei a postagem, meu nome e Vanessa e tem como significa - borboletas,queria muito fazer uma tatto de borboletas, mas por ser tão comum estava na duvida,mas depois de ter visto uma descrição assim... fiquei tentada.
legal!!!

Postar um comentário