Hoje é dia de comemorar mais uma ano de vida!


Hoje completo mais um ano de vida, sim é dia do meu aniversário! Para os otimistas hoje é dia de celebrar mais um ano passado, lembrar da importância da vida, etc. Para quem tem um pensamento mais estóico hoje seria o dia lembrar que estou cada vez mais perto da morte, isso é um fato, porém para eu lembrar desse fato tenho que primeiro lembrar que estou vivo, pois não conheço nenhum morto que se aproxime da morte pois todos que morreram já a alcançaram ou superam ela.

Nesse sentido podemos dizer que, como não alcançamos a morte (ou ela ainda não nos alcançou!), temos medo, acredito que nenhum morto tenha medo da morte e nem da vida, pois suponho que não haja morto que um dia não tenha vivido... Mas brincadeiras a parte, podemos dizer que o nosso medo da morte criou um tabú muito grande a respeito desse assunto, muito maior dos que circundam as drogas e a sexualidade.

Ninguém fala da morte, apesar de sermos os únicos seres que podemos abstrair o tempo e virtualizá-lo na linguagem, nos permitindo contar histórias, fazer planos, projetar expectativas sobre o futuro e consequentemente pensar também na morte.

Preservar a vida é uma preocupação da maioria dos seres humanos e manter-se longe da morte o maior tempo possível também, hoje há várias fórmulas para se viver mais e melhor, muita gente vende felicidade, é o sonho epicurista. Porém não conheço ninguém que venda uma fórmula que nos ajude a morrer melhor ou a conhecer a morte, falar da morte é dar adeus ao consumo portanto é negar tudo o que a nossa sociedade se baseia, nem nas igrejas se fala mais sobre a morte, as que prometem outra vida após essa, passam pela morte como um mero detalhe.

A morte não é um mero detalhe. A morte é a propulsora da vida, aquela que por ser desconhecida nos faz teme-la, evitá-lá prolongando nossa existência, criando mitos, cultos, sistemas religiosos, ciência, filosofia, enfim, tudo que é possível pelo pensamento humano a fim de encontrar algum conforto ou explicação para aquilo que inevitavelmente eu, você e todos os seres desse mundo passarão, todos nós morremos e é por isso que a vida é importante, porque não a temos para sempre, quando lembramos disso sofremos pois gostamos de possuir tudo e não nos preocuparmos em devolver, mas a vida é um bem que a natureza dá e pede de volta, porém não a nada que quando retirado não seja ocupado por outra coisa, tudo se renova e quando a gente morre a vida nasce noutro canto, talvez com mais valor do que a gente tenha dado a nossa existência.

Não há preocupação que justifique um sofrimento por antecipação, porém todos os dias ao acordarmos lembramos que estamos vivos e que consequentemente estamos também mais próximos da morte, para alguns isso é motivo para sofrer, para mim é mais um motivo para celebrar a vida.

Um feliz Aniversário a todos que nasceram no dia 2 de Novembro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário