Onde você enxerga Deus?

Talvez a pergunta certa não seja a do título, talvez a correta seja: o que é Deus para você?

Calma pessoal não se assustem, não é nenhum sermão religioso ou texto de auto ajuda, é que eu não tinha me dado conta de que a maioria das pessoas tem uma ideia pronta de Deus e que quando são levadas a pensar sobre isso descontroem todo essa ideia que geralmente é dada pela cultura em que estamos inseridos.

Veja o meu caso, minha família é católica, sempre imaginei Deus como uma pessoa, aquele estereótipo do homem de barba branca, isso até eu cursar história.

Não existe como você conceber a ideia de Deus, do Criador com a mesma imagem das suas criaturas, nem defini-lo com objetividade, é como tentar definir uma coisa abstrata por alguma representação no mundo material ou por outro conceito, como dizer que Deus é o Amor, Deus é Deus, amor é amor, ambos são ideias, nem todos amam, assim como nem todos sentem a presença de Deus ou a necessidade de concebe-lo.

O fato de não conseguirmos entender o que é Deus não justifica que não podemos buscá-lo ou que nossas representações e tentativas de nos aproximarmos Dele são falhas, quando dizemos que Deus é o bem por exemplo, tentaremos nos aproximar dele praticando o bem, por mais que Deus não exista você não perderá nada construindo ações nesse sentido e ainda estará alimentando seu lado espiritual nesse mundo e isso nunca fez mal a ninguém.

Como podemos perceber, não a coisa mais particular que a ideia de Deus, é uma criação nossa, por mais que Deus seja uma pessoa, a natureza, o bem, o amor, o universo inteiro ou seja lá o que for, não importa porque a construção da ideia dessa divindade partirá de nossas mentes, nossas experiências e necessidades, àquele que nunca passou por nenhum percauso na vida vai demorar para construir uma ideia de Deus, assim como aquele que já passou por muitos obstáculos pode reforçar e tornar mais concreta a sua concepção ou por outro lado, retirar de vez da sua mente a ideia de um Deus.

Um teste:

Você consegue perceber alguma coisa relacionada a Deus na música abaixo? Sim? Não? Comentem as suas percepções.


Frejat - Túnel do Tempo

Nosso encontro aconteceu como eu imaginava
Você não me reconheceu, mas fingiu que não era nada
Eu sei que alguma coisa minha, em você ficou guardada
Como num filme mudo antes da invenção das palavras

Afinei os meus ouvidos pra escutar suas chamadas
Sinais do corpo eu sei ler nas nossas conversas demoradas
Mas há dias em que nada faz sentido
E o sinais que me ligam ao mundo se desligam

Eu sei que uma rede invisível irá me salvar
O impossível me espera do lado de lá
Eu salto pro alto eu vou em frente
De volta pro presente

Sozinho no escuro nesse túnel do tempo
Sigo o sinal que me liga à corrente dos sentimentos
Onde se encontra a chave que me devolverá
O sentido das palavras ou uma imagem familiar
Mas há dias em que nada faz sentido
E os sinais que me ligam ao mundo se desligam

Eu sei que uma rede invisível irá me salvar
O impossível me espera do lado de lá
Eu salto pro alto eu vou em frente
De volta pro presente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário