Para não "morrer" o assunto - H1n1 e-mail falso aproveita medo da população



De acordo com site de informações da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, um novo e-mail está circulando na Internet com texto falso sobre orientações do Ministério da Saúde que se reporta à nova gripe (h1n1).

Leia abaixo a notícia na íntegra.

Falso e-mail sobre a nova gripe pode prejudicar computadores

Um novo e-mail está circulando na internet divulgando uma nota falsa do Ministério da Saúde sobre o lançamento de um suposto manual de prevenção contra a nova gripe. O e-mail traz um link chamado “Visualizar Manual de Prevenção”, que quando acessado ataca o computador do usuário com vírus. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde não passam informações por e-mail à população.

Para evitar ser enganado por e-mails falsos com vírus, o coordenador de segurança digital da Celepar, Tarso Queiroz, dá algumas dicas que facilitam a identificação de vírus. Ele explica que uma das principais características de arquivos com vírus é que sempre que clicados solicitam a instalação de algum programa. “Além disso, ao passar o mouse no link o usuário deve atentar para o endereço exibido, que normalmente aponta para um endereço de site não oficial”, explicou.

Ele recomenda ainda que o melhor ao receber um e-mail curioso, mas que gere desconfiança, é ignorá-lo e procurar obter informações nos sites oficiais ou entrar em contato com os responsáveis pelo Portal. “Além disso, é importante também utilizar um bom antivírus e ativar programas anti-spy”, completa Queiroz.

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, alerta a população para que não se deixe enganar. “Recomendamos que as pessoas busquem informações sobre doença somente em sites oficiais, que são fontes seguras para se obter atualizações sobre a doença. Pedimos ainda para que este alerta seja repassado a amigos, colegas e familiares para que todos fiquem cientes deste e-mail falso”, completa.

Sites recomendáveis para obter informações seguras:

www.who.int
www.opas.org.br
www.saude.gov.br
www.pr.gov.br
www.saude.pr.gov.br

Fonte: http://www.novagripe.pr.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário