Caneca no trabalho já!


Se você trabalha em uma empresa de grande circulação de pessoas ou ao menos frequenta uma, sabe o quanto as pessoas adoram tomar água, café, ou seja lá o que for nos famosos copos descartáveis, a cada gole de água mais algumas gramas de lixo que no fim do dia formam uma quantidade inacreditável de plástico, contribuindo para a poluir o meio que vivemos.


Diante dessa triste constatação a gente pode fazer a nossa parte, diga não aos copinhos plásticos, ao invés deles utilize canecas reutilizáveis, no meu trabalho elas foram implantadas hoje, apesar de eu já ter a minha, ganhei outra, foi uma bela iniciativa que além de reduzir o impacto ambiental vai diminuir o volume de gente indo pegar cafezinho na cozinha já que a caneca é muito maior que os copos plásticos.

Faça como muita gente consciente já fez, troque os copos plásticos pela caneca e se você ainda não está convencido a mudar aí vai cinco dicas para lhe ajudar a decidir além de algumas sugestões de canecas, tem até uma que imita o copo plástico.

1. Custo: o custo unitário de um recipiente lavável é muito maior que o de um copo descartável (os de plástico são mais baratos que os de papel), mas no fim de um mês ou de uma semana a balança penderá para os laváveis.

2. Consumo de água: "Mas o consumo de água aumenta porque será preciso lavar os copos". Errado. O consumo de água para fabricar um copo plástico é maior do que o volume gasto para lavar uma xícara.

3. Demais impactos ambientais: já que falamos de água é para avaliar o impacto ambiental como um todo, vamos fazer direito. Copos descartáveis poluem mais o ar, pela própria fabricação e porque usam muito mais transporte (obviamente rodoviário). Copos descartáveis usam mais matéria-prima (petróleo - plásticos e árvores/terras férteis - papel). Copos descartáveis são mais confortáveis. Epa! Mas isso não é impacto ambiental! Indiretamente é porque as pessoas incorporam o uso de materiais descartáveis em suas vidas e insconscientemente dão preferência a eles na hora da compra.

4. Reciclagem: sim os copos plásticos descartáveis são recicláveis. Os de papel têm uma espécie de cêra recobrindo que na prática torna-os não recicláveis. Mas na comparação direta é melhor lavar e reaproveitar um copo/xícara/durável porque os copos descartáveis sujos de café por exemplo tornam a coleta seletiva insalubre (atraem insetos, por exemplo) e porque, mesmo indo sujos terão que ser lavados, aumentando o consumo de água, os custos e a necessidade de tratamento dos efluentes.

5. Racionalizar: o uso de copos descartáveis é racional quando oferece-se água em locais da empresa ou do setor, para o público visitante. Neste caso prefira os de PP (polipropileno) , pois são mais aceitáveis pelo mercado de reciclagem do que os de PS (poliestireno).














Um comentário:

Anônimo disse...

Onde posso comprar essas canecas????

m mande por e-mail

xapiercing@hotmail.com.br

cipa@hospitalsaojoao.com.br

Postar um comentário