5 cidades para se visitar no Vale do Contestado

.
Você está cansado de passar as férias no litoral, nos grandes aglomerados urbanos? Quer sossego, turísmo histórico e ótima gastronomia? Então venha conhecer o povo hospitaleiro do interior de Santa Catarina!

Com preços atrativos, as pequenas e médias cidades do Vale do Contestado oferecem opções de diversão para todos os públicos, as atividades variam desde passeios nos túnies de ferrovias até rapel próximo à belas cachoeiras. Confira abaixo cinco dessas cidades.


Irani



Irani guarda importantes referenciais da Guerra do Contestado. Visite o Sítio Histórico e Arqueológico do Contestado de Irani, no Vale da Morte, onde efetivamente começou a guerra, que oferece palestras e encenações dos combates que aconteceram no local há quase 100 anos - o Sítio conta com um Museu, um Cemitério Histórico e o Monumento do Contestado. Situada em uma região acidentada, de natureza privilegiada, repleta de rios e corredeiras, Irani tem também várias trilhas ecológicas, cascatas, cavernas, parques, lagos... Conheça o Parque dos Butieiros, o Complexo Turístico Ecológico Águas de Irani, a Fazenda Toldinho, e a Prainha, um lago de 193.600 m2, no centro da cidade... todos estes locais são excelentes para a prática de esportes radicais aquáticos. Visite também a Casa de Pedra, uma caverna de 200m2, os Moinhos Walter Augusto Lohmann e Artur Érico Lohmann, e a Igreja "Antiga".

Informações: www.irani.sc.gov.br



Porto União







O município de Porto União é separado de União da Vitória, no Paraná, apenas por uma linha férrea. A população das duas cidades, que convivem como irmãs siamesas, chega a 80.000 pessoas. Porto União e União da Vitória se fundem e são muitas as ruas que atravessam a linha férrea. As duas cidades formam um importante centro universitário, com a Universidade do Contestado, a Faculdade da Cidade de União da Vitória, a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras e a Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu. Metade da força econômica de Porto União vem da zona rural e todo o Planalto Norte e parte de Curitiba recebem leite produzido na região. O milho e a soja são as outras culturas de destaque no município. Para turismo e lazer, a cidade possui 130 cachoeiras e interessantes edificações do começo do Século XX. As diversas etnias que formam o povo do lugar são representadas pelos grupos folclóricos Calena, Cachoeiras de Prata, Steinkich, 25 de Julho e Edelwaiss.

Porto União conta com rotas já estruturadas para o turismo como a Rota das Cachoeiras e a Rota do Lambari.

Informações: http://www.turismoportouniaodavitoria.com.br



Canoinhas






Lugares pitorescos tornam Canoinhas um bom roteiro no estado de Santa Catarina. Como o Bar das Placas, que tem o maior acervo de placas de veículos do Brasil (e figura no livro dos recordes por isso), o parque de exposições Ouro Verde - com um lago natural, um mini-zoológico e grande área verde -, e a Pedreirinha, balneário com 96 mil metros quadrados, quedas d'água, área para camping e lazer. Experimente a cerveja e chope da Cervejaria Canoinhense, feita artesanalmente pelo empresário Rupprecht Loeffler, que utiliza técnica do produto trazida pelo pai, da Alemanha, em 1897. Visite também o Museu Orty Machado, a Casa da Cultura Emílio Gotardo Wenot, e o distrito de Marcílio Dias, famoso pelas construções antigas em estilo enxaimel, conhecido como "Capital da Manteiga" - há várias propriedades rurais com grandes rebanhos de gado holandês, onde produz-se derivados de leite. O povo simples, alegre e trabalhador inicia a rotina diária com uma cuia de chimarrão, contando "causos" sobre sua terra e sua gente. Outra boa opção é o Passeio de Maria-Fumaça, que faz o trajeto Canoinhas-Três Barras, um caminho de grande beleza natural.

Informações: www.pmc.sc.gov.br



Caçador






O principal acervo da Guerra do Contestado está em Caçador, no Museu do Contestado, que foi construído nos padrões da antiga estação ferroviária Rio Caçador (destruída pelo fogo em 1930) e é administrado pela Universidade do Contestado.

A cidade tem vários monumentos e lugares históricos, muitos alusivos à Guerra do Contestado. Visite a Fonte São João Maria, o Monumento à Madeira – um tronco de imbuia com cerca de mil anos –, o Sítio Arqueológico do Rio Caçador, a Chaminé e a Estação Ferroviária Presidente Pena. Vale conhecer também o Cemitério dos Corrêa e as várias pontes históricas, como a Ponte em Arco, a Ponte de Ferro e a réplica da Ponte Coberta - a original, feita em 1924 com pequenas tábuas de imbuia, foi arrastada por uma enchente em 1983.

A 6km do centro de Caçador está o mais importante santuário ecológico da região, onde são preservadas milhares de araucárias, imbuias, cedros e outras árvores centenárias. Visite também a Floresta Nacional de Caçador, uma das principais áreas de reflorestamento da cidade, onde milhões de pinheiros brasileiros e pinus crescem aos cuidados do IBAMA.

Informações: www.cacador.sc.gov.br



Fraiburgo








No coração do estado de Santa Catarina a 400 km de sua capital, em meio a uma exuberante paisagem, está localizado o município de Fraiburgo, lugar onde é possível encontrar árvores centenárias, animais exóticos, e um belíssimo lago onde as imponentes araucárias se fazem presentes. Nesta maravilhosa cidade, a maçã e seus derivados são o carro chefe de sua economia, como também na gastronomia, notante nos saborosos pratos a base desta fruta, que dão um gostinho especial a esse pacato lugar. É comum a prática do eco turismo, com suas trilhas ecológicas, além dos esportes radicais. A bela cidade ainda preserva a história e os costumes de diferentes etnias – o que é visível na arquitetura, infra-estrutura de hotéis, museus e centros culturais. O turista que visita Fraiburgo tem a oportunidade de ver nos meses de setembro a outubro a florada da maça, quando as macieiras florescem e a natureza nos dá um espetáculo à parte. Vale a pena conhecer a inesquecível Terra da Maçã.

Informações: www.fraiburgo.sc.gov.br

4 comentários:

Anônimo disse...

haha... sou de Caçador, muito bom aqui, vale a pena conferir

Itamar (japa) disse...

Linda Santa Catarina é fantáastica, infelismente algumas regiões estão sendo castigadas por atitudes do HOMEM contra o meio ambiente em outras regiões...

Santa Catarina é riquissima e privilegiada em seu turismo...

muito bom post ...
e pra quem quer curtir o LITORAL CATARINENSE

http://curtolitoralcatarinense.blogspot.com

I Helena C de Araujo disse...

Olá...
Pesquisando sobre minha cidade na net, descobri teu blog...
Sou de Caçador-SC, e gostei das informações que trouxe aqui. Mais feliz ainda fiquei por ver algumas fotos que fiz da minha cidade
(no blog http://cacadorinfoto.blogspot.com/)
ilustrando essa matéria tão especial e bacana!

Grande abraço a você e parabéns pela postagem!

I Helena Chiarello de Araujo - Caçador-SC

historiofobia disse...

Que bom que gostou Helena, farei mais posts sobre a região e se usar alguma alguma foto sua prometo lhe dar os devidos créditos.

Postar um comentário