Privacidade na internet - o alvo é a mulher!


Com a ampliação do acesso a web que cada vez mais vem incluindo diversos segmentos sociais, um grupo especificamente vem sofrendo com a questão da privacidade. As mulheres, muitas vezes por falta de informação acabam sendo vítimas da publicação de seus arquivos pessoais principalmente no que diz respeito a fotos e vídeos. O conteúdo quando contém cenas eróticas ou de sexo rapidamente acabam ganhando a rede e sendo acessadas no mundo todo, acarretando diversos tipos de danos a vítima.

Cuidados simples podem evitar esses tipos de problemas, encontrei uma cartilha muito boa na web que fala sobre o assunto, clique em continue lendo para saber como se proteger.

Cartilha sobre os cuidados que as mulheres devem ter com suas fotos na internet durante os relacionamentos amorosos

Cuidados no uso da internet e de equipamentos eletrônicos:

- Mantenha sempre sua individualidade
- senhas são pessoais e intransferívies e não é falta de confiança não compartilhá-las com seu namorado ou marido. É respeito.
- Cuidado ao se deixar fotografar, especialmente em poses sensuais ou em situações mais íntimas. Por maior que seja a confiança no outro é preciso ser racional e pensar que no futuro tal contexto possa não existir mais.
- Caso você prefira confiar, lembre-se que acidentes acontecem. A máquina digital ou o computador no qual estão gravadas imagens íntimas podem ser furtados ou computador ser invadido, caindo aquelas imagens “secretas” em domínio público.
- A partir do momento em que você disponibiliza dados, informações ou fotos na internet, tal conteúdo poderá circular no mundo inteiro. Portanto, caso pretenda resguardar sua intimidade, pense duas vezes sobre o que você envia aos amigos virtuais ou disponibiliza em sites de relacionamento.
- Os sites de relacionamento podem ser ótimas fontes de informação para ladrões, sequestradores ou pessoas mal intencionadas. Cuidado com o que você disponibiliza. Festas nas quais você irá, encontros marcados, participação em comunidades de Bairros, Ruas, Escolas, Trabalho, são excelentes formas de ser facilmente localizada e de ter seus hábitos catalogados.
- Existem informações que você nunca deve compartilhar online. Ao protegê-las, você pode impedir desde o roubo de identidade até a sua segurança física. Nunca forneça data de nascimento, endereço residencial, número de telefone (telefone comercial pode ser uma exceção) e Estado onde nasceu.
- Você não colocaria um aviso deste tipo na porta de casa: “Ausente no fim de semana… Retorno na segunda-feira”. Ferramentas de microblogging como o Twitter e o recurso “o que você está fazendo agora?” no Facebook, LinkedIn e outros sites de relacionamento social facilitam o vazamento de dados que você não forneceria normalmente (nem a amigos, nem a estranhos).
Cuidado com as informações que você divulga, pois outras pessoas podem utilizá-las com propósitos nefastos.
- Cada vez mais, os sites de relacionamento social estão dotando os usuários com maior controle sobre suas configurações de privacidade. Não presuma que você é obrigado a aceitar qualquer configuração que o site lhe dê. Nas seções sobre privacidade, descubra as opções para limitar quem pode ver diversos aspectos de suas informações pessoais e faça uso de tais ferramentas.

Cuidados em relacionamentos virtuais (amizades, namoros, etc):

- Desconfie sempre. Tenha cuidado redobrado no mundo virtual. Você deve sempre lembrar que está se relacionando com letras e números. Lembrar que as pessoas, através do anonimato da tecnologia, podem esconder sua personalidade. Por isso, nunca cuidado ao acreditar nas imagens, falas, idade ou em qualquer outra característica física destas pessoas, porque nem sempre isso será verdade.
- Não divulgue informações pessoais como números de telefone, endereço, local de trabalho, etc; - Ao marcar encontros dê preferência a locais públicos, avise a parentes e amigos os detalhes do encontro e se possível vá sempre acompanhada;
- Muito cuidado ao compartilhar fotos. De preferência só permita que amigos ou parentes de confiança tenham acesso a elas.

Em MSN, AOL, Instant Messenger, ICQ, Yahoo! Messenger, Google Talk, dentre outros:

- Evite adicionar pessoas que você desconhece, pois uma vez adicionadas elas terão acesso a informações sobre você. Se adicionar desconhecidos, não divulgue informações sobre você e sua família;
- Cuidado com os links que recebe, eles podem conter vírus, ao clicar você baixa o programa malicioso, que se propaga automaticamente no seu computador, destruindo arquivos e outros programas;
- Outra forma de infecção por um vírus de computador é por meio de compartilhamento de arquivos do próprio comunicador instantâneo qualquer contato que tenha um diretório de arquivos compartilhado e que esteja infectado por um vírus de computador poderá infectar todos os seus contatos do comunicador instantâneo, cuidado portanto ao compartilhar arquivos;
- Antes de transferir algum arquivo, deve-se confirmar sempre com o remetente se realmente ele enviou o arquivo antes de fazer o download. Além disso, atualizações do sistema operacional, do comunicador instantâneo e do antivírus são essenciais, assim como o uso de um programa anti-spyware (spywares são pequenos programas instalados indevidamente em seu computador para coleta de informações armazenadas em sua máquina).

Retirado daqui:

http://www.conjur.com.br/2006-jul-09/comissao_aprova_projeto_privacidade_internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário