Estação Engenheiro Mello


Neste final de semana (26-07), o Outra História esteve na Estação Engenheiro Mello em Porto União - SC, a visita teve como objetivo registrar o estado de conservação desse patrimônio histórico da viação ferroviária de Santa Catarina, atualmente esta estação é o ponto final da Maria Fumaça 310, único trem que circula exporadicamente no pequeno trecho que vai da estação ferroviária no centro de Porto União até Engenheiro Mello.
Confira no final desse Post as fotos da visita...

HISTÓRICO DA ESTAÇÃO
A estação de Engenheiro Eugênio de Mello-nova foi inaugurada em 1950, juntamente com a variante do morro de São João (Porto União da Vitória-Matos Costa) e substituiu a antiga estação de Engenheiro Eugênio de Mello, na linha original. A variante, que substituiu o trecho original da E. F. São Paulo-Rio Grande, de 1908, é uma subida constante com seis túneis: a estação de Porto União da Vitória está a mais de 650 m e a de Matos Costa a mais de 1100 m. Essa linha levou mais de dez anos para ser entregue ao tráfego. "O curioso é que as linhas que saem de Porto União a partir do seu pátio de cargas (para Mafra e para Marcelino Ramos) seguem lado a lado por mais de um quilômetro , porém sofrendo desnível: para Marcelino ela sobe, devido à serra, e para Mafra, desce para atingir o vale do rio Iguaçu (ou algum afluente dele. A que sobe logo chega a Eugênio de Mello" (Rodrigo Cunha, 2001). A estação está entre os dois primeiros túneis da linha. túnel. A estação foi reformada pela Prefeitura, de acordo com informação de Regiane Stachera, moradora do local. A vila ferroviária continua sendo o que sempre foi, sem ter crescido além disso.














Nenhum comentário:

Postar um comentário