Círculo de Diálogos do Movimento Nós Podemos Paraná



Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são metas pactuadas pelo Brasil e por outros 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos.

Esses objetivos estão sendo cumpridos com maior ou menor relevância nos diferentes estados brasileiros. O Paraná em uma iniciativa com diversos setores da esfera pública e privada tenta acelerar o cumprimento desses objetivos.

Em 2006, o Estado assumiu o desafio de antecipar o alcance dos Objetivos do Milênio para 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU. Surgia assim o Movimento Nós Podemos Paraná, uma proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), por meio do Observatório Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis).

O Movimento Nós Podemos Paraná se estruturou através de círculos de debate integradores e participativos, buscando potencializar ações e projetos locais existentes, dividindo-se em: Círculos de Diálogo, Círculos de Trabalho e Círculos de Conhecimento.

Esses Círculos de Diálogos reúnem diversos setores da Sociedade para apresentar projetos e ideias que possam contribuir para o cumprimento dos Objetivos do Milênio, tais círculos geralmente envolvem a comunidade acadêmica, em uma iniciativa pioneira, reuniu-se no auditório da UNIUV de União da Vitória nesta segunda feira (22-06) crianças do ensino médio de colégios de toda região visando informar os jovens sobre o assunto além de coletar as suas ideias e estimulá-las para que se transformem em projetos.

Eu estive presente representando a Escola de Educação Básica Coronel Cid Gonzaga junto com meus alunos de 1ª série do Ensino Médio, ouvimos as propostas e participamos das oficinas apresentando um projeto sobre desmatamento e manejo florestal.

Foi uma ótima experiência que animou muito os alunos, há jovens que querem se engajar em trabalhos voluntários, o que falta é apoio e iniciativa.

Os ODMs não dizem respeito somente a uma determinado grupo social, são para o mundo, para termos um melhor condição de vida no futuro, todos devem trabalhar agora.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário